O Certificado de Registro de Veículos (CRLV) também conhecido pelo documento do carro é algo indispensável a qualquer motorista. Afinal, sem ele é possível ser até ter o veículo apreendido numa blitze.
Esse documento funciona como a identificação da sua propriedade (assim como a sua cédula de identidade pessoal). Assim como o RG, o CRLV também tem dados importantes, tais como o número do Renavam, modelo, ano, data de fabricação e nome do proprietário.
Todos os anos é preciso fazer a renovação do documento e o processo para emissão do boleto varia conforme o departamento de trânsito de cada estado. Para saber como fazer emitir a segunda via do seu CRLV 2020 acesse: detranlicenciamento.com.br
Preço do licenciamento em 2020 no Brasil
A faixa de preço do licenciamento no Brasil é de R$ 100,00 a R$ 200,00. O valor varia conforme a categoria do veículo, assim como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Sendo assim, um hatch e uma caminhonete deverão ser taxados de forma diferente quando for enviado o documento de cobrança para o endereço do proprietário.
O que acontece se não pagar o CRLV?
Esse documento está previsto no art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro e é o mesmo texto que torna o porte obrigatório para qualquer condutor, mesmo que o motorista não seja o proprietário do veículo em questão. Veja o texto:
“Art. 5º O CRLVe somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).”
Em geral, o texto da lei determina que é obrigação do condutor estar com o CRLV em dia e em mãos. Entretanto, se o fiscal tiver acesso ao sistema do Detran do estado poderá fazer a consulta online, e nesse caso será dispensada a apresentação da versão física do licenciamento.
Para quem estiver com o documento em atraso ou vencido a pena envolve multas e a possível apreensão do veículo. Caso isso aconteça será preciso quitar as dívidas da propriedade para com o Detran e ainda pagar as estadias referente ao período em que o veículo permaneceu no pátio.
Quem precisa pagar?
O licenciamento é uma obrigação de todo proprietário de veículo, inclusive aqueles que são isentos do IPVA .
Como fazer o pagamento?
O pagamento do licenciamento pode ser feito em bancos que possuam convênio com o Detran, via internet banking ou diretamente nas sedes do departamento a que corresponde o veículo.
Como emitir a segunda via do boleto?
Para quem deixar a fatura atrasar ou perder a guia de pagamento a segunda via poderá ser retirada por meio do site oficial do Detran do estado ou pelo aplicativo oficial do mesmo.