Existem alguns animais invertebrados perigosos para os seres humanos. Criaturas fascinantes, na gestão educacional aprendemos bastante sobre suas características, principalmente por não apresentarem sistema ósseo.
Se você quiser conhecer mais animais perigosos para os humanos, o site Awebic fez uma lista com 25 deles!
Agora, se a curiosidade é saber quais são os animais invertebrados que devem ser temidos, aqui vai a curiosa lista:
1– Ouriço-de-fogo
O ouriço-de-fogo (Astropyga radiata) habita as águas do Pacífico e possui um corpo de no máximo 20 centímetros, com espículas que chegam a até um quarto desse comprimento.
Ao pisar nesse animal, as espículas entram na pele e liberam uma toxina, que será capaz de paralisar o ser humano e até causar queimaduras bastante graves.
2– Barata d’água
Esse é um inseto grande e que tem em sua dieta filhotes de tartaruga e de cobra. As várias espécies fazem parte da família Belostomatidae, que vivem em água doce e podem ser encontradas em quase todo o planeta.
A dor de uma picada desse animal já foi classificada como extremamente alta.
3– Lagosta gigante da Tasmânia
Esse animal (Astacopsis gouldi) parece uma lagosta negra, que pode ultrapassar os 70 centímetros de comprimento.
O perigo é justamente causar ferimentos graves nas pernas de aventureiros na Ilha de Tasmânia, enquanto estão se deslocando pelos rios da região. Curiosamente, muitos já precisaram amputar seus membros por causa dos ataques.
4– Lula de Humboldt
O molusco (Dosidicus gigas) é apelidado de diabo vermelho e é conhecido por atacar em grupo.
Vivendo na Corrente de Humboldt, que passa pelo Oceano Pacífico, esses animais podem atingir até 1,8 metros e cercar a vítima, arrastando-a para as profundezas.
5– Cerambicídeo gigante
Um besouro gigante que pode passar dos 17 centímetros de comprimento é um dos animais invertebrados mais perigosos. Com o triplo de tamanho de um besouro comum, o Titanus giganteus possui uma mordida tão forte que é capaz de cortar galhos de árvores ao meio!
Não são carnívoros, mas nunca duvide do poder de defesa de tais animais se eles se sentirem ameaçados.