Inscrições FUVEST 2021 – Conheça a história da USP

Já estão abertas as inscrições para o vestibular FUVEST 2021. As inscrições iniciaram no dia 31 de agosto e estão abertas até o meio-dia de 23 de outubro de 2020. FUVEST é a sigla para Fundação Universitária para o Vestibular; que é a instituição responsável pela elaboração do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), a maior e mais importante universidade do Brasil. Você tem interesse em ingressar na USP? Que tal conhecer um pouco mais sobre essa universidade tão importante, considerada uma das mais prestigiadas do mundo?

História

A universidade nasceu em 1934, após a derrota paulista na Revolução Constitucionalista de 1932. Após esse revés o governo deparou-se com a necessidade de investir na educação para formar uma nova elite intelectual, com mentes pensantes capazes de contribuir para boas mudanças, no aperfeiçoamento das instituições e por sua vez do governo e na melhoria do estado e do país. Surgiram então duas instituições: em 1933 nasce a ELSP (Escola Livre de Sociologia e Política, hoje Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e no ano seguinte, sob o governo do interventor (cargo correspondente ao de governador) de São Paulo,  Armando de Salles Oliveira, foi criada a Universidade de São Paulo (USP). A aula inicial da USP aconteceu em 11 de março de 1935, no prédio da Faculdade de Medicina, localizado na avenida Doutor Arnaldo, em frente ao Cemitério do Araçá, São Paulo, no bairro de Pinheiros, às 21 horas.

Estrutura

A USP possui campus em 9 cidades do estado de São Paulo, sendo a maioria deles na capital.

São Paulo

A maior estrutura da USP está na capital paulista. Lá estão localizadas a Faculdade de Medicina, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades; a Faculdade de Direito; Faculdade de Saúde Pública e a Escola de Enfermagem, além da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.

A Cidade Universitária localiza-se na Zona Oeste de São Paulo, no bairro do Butantã. O nome é uma homenagem ao fundador da universidade, o então interventor de São Paulo,  Armando de Salles Oliveira. Lá funciona toda a estrutura administrativa da Universidade e órgãos centrais como o gabinete do reitor e as pró-reitorias, além da maioria das unidades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Os planos da construção da Cidade Universitária ja datavam dos anos 30, mas só foram iniciar a se concretizar em 1968, a partir do interesse do governo militar de distanciar os movimentos estudantis do centro da cidade. 

A sua construção datando de meados dos anos 60 deixa clara a intenção de urbanismo funcionalista na constituição de seus espaços e na organização das unidades. Mesmo com a arquitetura urbanista e a intenção funcionalista, tendo seus idealizadores pretendido construir dentro de um ideal de cidade diferente da cidade de São Paulo, com um desenho ordenado em oposição a organização desprovida de planejamento da capital, o resultado foi um bairro dentro de São Paulo com poucas ligações com a cidade que o rodeia e altamente dependente do automóvel. Ainda assim é uma estrutura impressionante.

As outras cidades que possuem sedes da USP são Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Bauru, Piracicaba, São Sebastião, Santos e Lorena.

Author: Qp1ie9kb9A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *